PostHeaderIcon Maviael do Prado Sampaio

 

Filho do Bacharel Joaquim do Prado Leite Sampaio, contemplado neste livro e D. Ester da Silva Rego Prado Sampaio, nasceu no Porto da Folha a 14 de março de 1897.

Mal preparado em primeiras Letras, seguiu para o Recife no dia 20 de agosto de 1911 e ali estudou humanidade, depois de ter tentado a vida comercial durante dois anos. Voltando aos seus estudos, matriculou-se em 1914 na Faculdade de Direito do Recife, onde depois de um curso brilhante, recebeu o grau de bacharel em ciências jurídicas e sociais a 10 de dezembro de 1919 em ato solene no qual falou como orador eleito da turma.

Foi a princípio revisor e depois redator do “Jornal do Recife”. Ocupa o lugar de Secretário da Bibhioteca Pública de Pernambuco. É advogado de nota em todo o Estado. Jornalista elegante, poeta lírico e humorista, honra a eloqüência sergipana como orador arroubado e imaginoso.

É uma das melhores afirmações do talento dos filhos de Sergipe, qual, não raro se desenvolve longe do pátrio ninho.

Escreveu:

– O momento econômico. No “Estado de Sergipe”, de 16 de setembro de 1917.

– Noção do direito: conferência proferida no dia 22 de junho de 1918 na Faculdade de Direito do Recife. No “Jornal do Recife”, transcrito no “Correio de Aracaju”, de 13 e 14 de julho seguinte.

– Discurso pronunciado a 10 de dezembro de 1919 em seguida à colação do grau aos bacharelandos de 1919 pelo orador eleito da turma. No “Jornal do Recife”, do dia seguinte.

– O último repouso. No “Jorna1 do Povo”, de 3 de novembro de 1920. Refere-se à exumação dos ossos de Tobias Barreto, transportados do cemitério do Recife para o Aracaju.

– 50 contos por 3$000. Livro de contos em versos de colaboração com Alves Barbosa. Pernambuco, 1921, 195 págs. Evaristo Maia, Editor.

►Data de morte: 13 de Março de1936, no Rio de Janeiro (RJ).

 

 

FONTE:

GUARANA, Armindo.Diccionario Bio-Bibliographico Sergipano: Rio de Janeiro, 1925.

Esta obra poderá ser encontrada na Biblioteca Ephifânio Dorea - Aracaju-Se.

 
Parceiros

Clientes

Pessoas On-line
Nós temos 35 visitantes online
Newsletter